Blog

8 dicas para não estressar com os preparativos para o casamento!

10/05/2017

Só quem está organizando os preparativos para o casamento sabe o quanto isso pode causar estresse. Os noivos, além da emoção que a ocasião provoca, devem saber lidar com as adversidades no meio do caminho para tudo sair como planejado.

Para que isso aconteça e a festa mais esperada de suas vidas seja inesquecível, é preciso manter o controle para tomar as decisões certas e adquirir alguns hábitos para não deixar que o estresse atrapalhe.

Confira agora 8 dicas que separamos e que vão tornar o caminho até o casamento bem mais tranquilo.

1. Planeje com antecedência

O planejamento é de grande importância para que tudo dê certo. Quanto mais cedo ele começar a ser feito, menores as chances de acontecerem imprevistos. Portanto, a partir do momento que a data estiver marcada, os preparativos já devem ser iniciados, ao invés de esperar que o evento fique mais próximo.

Quanto mais tempo você tiver para tomar decisões, fazer pesquisa de preços, entrar em contato com fornecedores, escolher vestidos e ternos dos noivos e dos padrinhos, melhor.

Uma boa forma de se organizar e ter todos os quesitos sempre à mão para atualizar é montar uma planilha. Junto a ela, você pode fazer também um cronograma para acompanhar cada ação e os gastos que estão sendo feitos, até para não fugir do orçamento preestipulado.

2. Faça um orçamento realista

Não adianta querer fazer a festa dos sonhos sem pensar em dinheiro. Por isso, estipule o quanto será reservado para todos os gastos e não esqueça de pontuar tudo, desde bebidas, comidas e decoração até convites, fotos e vídeos. Com esse valor determinado, será possível entender quais as possibilidades reais para montar seu evento.

Essa é uma dica que, se for colocada em prática, vai evitar muito estresse, pois não tem nada mais frustrante num casamento do que deixar coisas de fora por falta de orçamento. Sendo assim, pesquise muito, calcule cada despesa e faça com que tudo se encaixe.

3. Divida as tarefas de preparativos para o casamento

Por mais que a ansiedade seja grande e você queira abraçar o mundo sozinha na hora dos preparativos, mantenha a calma. Nesse momento, é importante contar com a colaboração de todos, inclusive do noivo, que deve participar de todas as decisões.

Delegue tarefas e aceite ajuda de pessoas que já passaram pela organização de um casamento. Quaisquer conselhos são úteis e muitas vezes em simples conversas surgirão ótimas dicas sobre como escolher buffet e decorados, por exemplo.

Também é possível tirar suas mãos da parte mais estressante e contratar pessoas que são especializadas nisso, os cerimonialistas, como vamos explicar mais detalhadamente no próximo item.

4. Contrate um serviço de cerimonial

A principal vantagem de contratar uma empresa que fique responsável pelo cerimonial é que você poderá contar com uma equipe capacitada para ajudar não só com os preparativos, mas também com a movimentação no dia da festa. Além disso, terá a experiência de quem já organizou vários casamentos e possui uma lista ampla de fornecedores e parceiros.

Isso tudo ajuda a diminuir o estresse, você vai se sentir mais segura e confiante, tirando dos ombros o fardo de ter que se preocupar com tudo sozinha. E o melhor: cai poder curtir a festa e a cerimônia com tranquilidade.

Mas atenção! Não esqueça de pesquisar muito e buscar referências para evitar que o que deveria ser uma ajuda se torne um pesadelo.

5. Aceite sugestões

O que não falta por aí são pessoas para ajudar. Seja os cerimonialistas e demais pessoas contratadas para organizar e garantir a realização impecável do evento, ou mesmo mãe, sogra e amigas que já casaram.

Todas essas pessoas podem dar boas sugestões tanto de cunho pessoal, como alimentação e estresse, quanto para uma boa festa de casamento, como fornecedores e locais.

Basta estar aberta para ouvir. Fazendo isso, além de tirar o peso das costas de vez em quando vai dar a oportunidade para outras pessoas importantes, até mesmo o noivo, participarem de todas as etapas. E vai perceber que as memórias ficam ainda melhores.

6. Pratique atividades físicas

Pode parecer óbvio, mas a proximidade do grande dia vai aumentando o estresse gradativamente. Por isso, é importante que você reserve um tempo para si mesma, não só para entrar no vestido escolhido, mas para relaxar e dar uma pausa no ritmo frenético dos preparativos.

A melhor forma de fazer isso é fazendo algum tipo de atividade física. Se você ainda não tem uma preferida, é a hora de encontrar, porque não adianta se exercitar apenas por obrigação e não desligar a mente das preocupações.

Vale qualquer tipo de atividade: caminhada, ioga, pilates, corrida, academia, dança, natação e o que mais você quiser tentar. O importante é que seja algo que vai deixar a cabeça tranquila e o corpo saudável, além de repor as energias para mais um dia de planejamento.

Fora isso, a prática de exercícios físicos melhora a ansiedade e o humor. Melhor, impossível!

7. Cuide da alimentação

Com tantas preocupações é comum que a noiva descuide da alimentação alegando falta de tempo. Mas esse é um quesito que não pode ficar em segundo plano. É fundamental seguir uma dieta saudável, com todos os nutrientes necessários.

Ou seja, nem pense em fazer dietas da moda para perder peso até o dia do casamento. Caso sinta a necessidade de perder alguns quilos, procure sempre orientação profissional. Além de entender as necessidades do seu corpo, você não vai correr riscos desnecessários que podem até mesmo estragar o grande dia.

8. Tenha uma atitude positiva

Apesar da preocupação, que é perfeitamente normal, sua atitude deve ser sempre otimista. Envolver-se com a organização de uma festa tão importante e cheia de detalhes não é para qualquer um.

É importante ter em mente que imprevistos podem acontecer e tentar não desmoronar ou se estressar demais quando isso acontecer. Por exemplo, se um fornecedor não cumpriu com o combinado, respire fundo e siga em frente. É por essas e outras que as dicas anteriores devem ser seguidas.

Com essas 8 dicas temos certeza que você vai estar ainda mais preparada para encarar o planejamento de um dos dias mais felizes da sua vida.

Agora que você sabe como lidar com os preparativos para o casamento, curta nossa página no Facebook para receber mais conteúdo que pode ajudar a ter tudo sob controle no grande dia.


Comentários