Blog

Fazer uma lista com as melhores igrejas para se casar em São Paulo não é tarefa fácil!

10/07/2017

Fazer uma lista com as melhores igrejas para se casar em São Paulo não é tarefa fácil! Com a correria dos preparativos, muitas noivas ficam sem tempo de conhecer os locais pessoalmente. Dessa maneira, o mais comum é que a escolha seja realizada conforme a proximidade para os convidados ou a disponibilidade de datas.

No entanto, caso a decisão seja tomada sem considerar toda a estrutura da cerimônia, o ambiente pode não harmonizar com os detalhes da decoração, por exemplo. O ideal é que você comece a pesquisar com o máximo de antecedência possível, já que os lugares mais badalados são disputadíssimos e exigem uma organização eficiente. 

Pensando nisso, vamos mostrar neste artigo as principais igrejas para se casar na capital paulista e te ajudar a acertar na escolha! Confira: 

1. O luxo da Paróquia Nossa Senhora do Brasil 

Extremamente luxuosa, a paróquia Nossa Senhora do Brasil é um dos locais mais requisitados da cidade para casamentos, celebrando com frequência a união de pessoas famosas e casais da alta classe paulistana. 

Localizada no Jardim Paulista, a igreja é ideal para noivas clássicas em eventos tradicionais. Nela, as cerimônias duram cerca 45 minutos e a capacidade de convidados é de 350 pessoas. Existem, entretanto, algumas regras que devem ser seguidas para realizar o matrimônio no espaço: fotos e filmagens são permitidas apenas em alguns pontos, todas as músicas devem ser sacras e as madrinhas não podem usar vestidos com o ombro de fora.

Além da sofisticação, a Nossa Senhora do Brasil é referência no estilo neo-colonial, que deixa qualquer casamento ainda mais emocionante e charmoso. O valor cobrado pela igreja é de 3 mil reais e todos os fornecedores contratados precisam ser cadastrados. 

Por fim, é importante ressaltar que, a cada final de semana, acontecem sete casamentos em diferentes horários. Por isso, você deve ser flexível com as datas da sua festa. Informe-se com o máximo de antecedência possível, já que o prazo de espera é de até 3 anos! 

2. O tradicionalismo da Catedral da Sé

Localizada no marco zero, a Catedral da Sé é um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. Fundada em 1967, a Catedral passou por um longo processo de restauração no ano 2000. O ambiente é adequado para casamentos de estilo tradicionais, com noivas que desejam um ambiente encantador e clássico.

Com estrutura para receber grandes celebrações, o espaço comporta até 900 pessoas e as cerimônias acontecem apenas às sextas e sábados, com horários limitados. Além disso, o percurso da entrada até o altar é uma longa caminhada de 50 metros, o que permite o uso da criatividade para realçar um dos principais momentos do evento.

O agendamento deve ser realizado com antecedência de três a seis meses e o valor da locação é de 3 mil reais, sem decoração, fotografia e coral inclusos no pacote. Um projeto completo com decoradores do espaço costuma ficar em torno de 6 mil reais. No entanto, o casal não é obrigado a aceitar os serviços oferecidos pelo local. 

3. A beleza marcante da Capela do Sion 

Capela do Sion foi construída em estilo neoclássico e é parte integrada do tradicional Colégio Sion. Inaugurado em 1961, seu espaço para casamentos passou por processos de restaurações entre 1998 e 1999 e sua arquitetura preserva as belas características das capelas de Nossa Senhora do Sion ao redor do mundo.

Apesar da estrutura romântica, ela comporta com facilidade até 350 pessoas, de forma aconchegante. É uma escolha certeira para noivas que desejam ter um casamento de princesa em um verdadeiro conto de fadas. Além disso, a Capela do Sion é tombada como patrimônio histórico do município de São Paulo e celebra duas cerimônias por dia durante a semana. Aos sábados, dia mais disputado, são realizadas quatro cerimônias. 

Com localização privilegiada na Av. Higienópolis, o local é muito procurado por ex-alunos do colégio, moradores do bairro e familiares de pessoas que se casaram na mesma construção histórica. O valor cobrado pelo aluguel é de 2.500 reais, com um atendimento exclusivo aos noivos. 

4. O aconchego romântico da Capela da PUC

Se você deseja uma cerimônia intimista e elegante, a Capela da PUC é o local ideal para o seu casamento. Localizada no Bairro de Perdizes, a capela possuí acesso fácil de diferentes pontos da capital paulista. Seu conjunto arquitetônico tem características barrocas combinadas com ladrilhos portugueses.

A capacidade de acomodação do local é de 180 pessoas, com cerimônias realizadas de terça a sexta em diferentes horários. Aos sábados, são seis celebrações: a primeira acontece às 10h30 e as demais de hora em hora, a partir das 17 h. Além disso, o espaço recomenda que as noivas entrem em contato com seis meses de antecedência. A taxa de reserva custa aproximadamente 3 mil reais e deve ser paga no ato. 

Nela, não é possível realizar o casamento religioso sem o civil. No entanto, a secretaria religiosa permite uma união com os dois efeitos ao mesmo tempo. A paróquia também não permite que joguem arroz no ambiente e, caso os noivos tenham alguma preferência, padres de outras comunidades podem ser cadastrados para realizar a cerimônia. 

5. A exclusividade do Mosteiro de São Bento 

Construído no século XVII, o Mosteiro de São Bento é um dos pontos mais importantes de São Paulo. Sofisticada, a capela do local proporciona momentos emocionantes durante as cerimônias de casamento.

Com uma agenda extremamente concorrida, a espera por uma data é de até um ano e, além disso, a liberação do matrimônio no Mosteiro só é concedida para ex-alunos da faculdade e do colégio São Bento. Lá, os meses mais procurados para casamentos são maio e setembro e as cerimônias acontecem apenas aos sábados, em dois horários.

O preço da locação está em torno de 6 mil reais, com um pacote que inclui assessoria do evento e opções de outros serviços. O órgão de tubos da igreja está entre as principais atrações do local: considerado o segundo maior do Brasil, a contratação de um músico para tocá-lo custa 1.300 reais!

6. O charme da Igreja de São José do Jardim Europa 

Considerada um dos ambientes mais encantadores da cidade, a Igreja de São José do Jardim Europa é inspirada na arquitetura de uma paróquia de Bologna, na Itália. Fundado em 1930, o local passou por uma série de restaurações ao longo dos anos e, atualmente, o ambiente é destinado a eventos intimistas e elegantes, no estilo clean.

Localizada no Jardim Europa, a paróquia disponibiliza um salão de festas para os noivos. Porém, como o espaço fica em uma área residencial, existe um limite de horário a ser respeitado. Um de seus principais pontos fortes são os vitrais coloridos, que trazem um clima tradicional ao evento. Como mais de um casamento é celebrado por dia, as noivas podem dividir a decoração para otimizar o tempo.

As cerimônias acontecem de terça a sábado, com capacidade para acomodar até 200 pessoas. O valor da taxa de reserva é de 2.500 reais, sendo que os fornecedores fora da lista estipulada pela igreja precisam pagar diferentes encargos, de acordo com a área de atuação. Por fim, o processo de agendamento deve ser feito com antecedência de seis meses. 

Agora que você já conhece as principais igrejas para casar em São Paulo, avalie as que mais combinam com seu estilo de cerimônia e comece os preparativos. Lembre-se de organizar o planejamento com antecedência para não perder o local desejado. Afinal, cada noiva possui sonhos particulares, valorizando ainda mais o grande dia!

Gostou das informações deste artigo? Aproveite e leia também nosso post sobre os melhores locais para casar em São Paulo.


Comentários