Blog

Guia completo para organizar o casamento dos sonhos!

10/05/2017

Organizar o casamento dos sonhos não é uma tarefa fácil. Depois de definir a data da cerimônia, a vida dos noivos gira em torno dos preparativos. São inúmeros fatores que influenciam diretamente no sucesso do evento, como escolha do local ideal, buffet adequado, estilo da decoração, lista de convidados e fornecedores.

Por isso, planejar com o máximo de antecedência possível cada detalhe é um dos principais segredos de uma festa bem-sucedida. Vai se casar em breve e não sabe por onde começar? Não se preocupe, vamos mostrar neste artigo um guia completo com tudo o que não pode faltar para tornar seu grande dia inesquecível. Acompanhe e fique por dentro!

Como será seu casamento dos sonhos?

É fundamental que os noivos tenham ideais claras sobre seus principais desejos para a cerimônia. Antes de tudo, coloque todas as sugestões no papel e verifique a possibilidade de realizá-las diante do orçamento disponível. A pesquisa inicial pode trazer diversas adaptações ao evento, já que o universo do casamento é extremamente inspirador.

Faça buscas na internet por cenários que utilizaram conceitos semelhantes e avalie como os pontos funcionaram diante dos convidados. As referências ainda ajudam a conhecer melhor o mercado por meio de experiências vividas por outros casais. Assim, você pode se preparar para investir  tempo em questões essenciais durante o planejamento. 

Por onde começar a organização?

Os preparativos começam com a definição de três etapas consideradas fundamentais: lista de convidados, escolha do local e estilo da cerimônia. Saber aproximadamente o número de pessoas da festa é indispensável para determinar o espaço ideal.

A personalidade dos noivos interfere diretamente no tema escolhido para o casamento. Por exemplo, um casal tradicional vai preferir se casar em um evento religioso. Já noivos modernos costumam optar por festas descontraídas em ambientes ao ar livre.  

Converse com seu futuro marido e identifique o que tornará o dia de vocês ainda mais especial. Também é importante programar-se com antecedência para visitas aos possíveis locais da cerimônia. Por mais que você já tenha em mente o que deseja, existem detalhes de estrutura que só podem ser avaliados pessoalmente. 

Como fazer um checklist eficiente? 

Montar uma agenda de compromissos durante a organização do casamento faz toda a diferença no grande dia. A melhor forma de evitar stress é reservar mais tempo para decisões que costumam demorar, como o local da festa e o vestido de noiva. Antes de fechar negócio, pense com calma sobre a qualidade do serviço.

A elaboração cuidadosa de uma lista proporciona também a sensação de tranquilidade com todos os detalhes programados. Caso algum detalhe seja esquecido, você poderá ter o dobro de trabalho para tentar resolver tudo na última hora. 

Cada noiva pode escolher o modelo de checklist que mais combine com o estilo de seu casamento. Tudo depende do tempo de organização disponível. A lista precisa registrar os compromissos com fornecedores, provas de trajes, visitas ao espaço da festa, demandas do buffet, recibos de compras e o nome de todos os responsáveis pelos serviços contratados. 

Lembre-se de que os procedimentos importantes devem estar prontos dois meses antes do evento. Os preparativos finais podem ser resolvidos com calma depois disso e garantir ainda um esquema contra imprevistos. Atualmente, a lista pode ser feita diretamente pelo smartphone. Veja alguns exemplos de aplicativos gratuitos que são indispensáveis para otimizar o trabalho das noivas: 

  • Wedding Party: o aplicativo permite a interação do casal com os convidados. Conforme os preparativos avançam, todos os nomes da lista recebem informações sobre as novidades da festa, como fotos do espaço da cerimônia, dicas de roupas, previsão do tempo e lista de presentes. Outro atrativo é a formação de grupos específicos para combinar despedida de solteiro ou provas de vestido;

  • Wedivite: o uso da ferramenta combina com festas idealizadas no estilo sustentável. Os convites podem ser enviados virtualmente de forma prática sem gastar papel. O aplicativo permite confirmação de presença, envio de mensagens para os noivos e compra de presentes por meio do PayPal. Além de tudo, os convidados também podem sugerir músicas para tocar durante a festa;

  • Fábrica de Casamento: Funciona como uma espécie de cerimonialista pelo celular. O organizador do aplicativo gerencia todas as tarefas da noiva até o momento do casamento. Oferece uma extensa lista de fornecedores para as capitais e permite registros das atividades concluídas durante os preparativos; 

  • Wedding Planner Complete: organizador completo com checklist personalizado para noivas. Além da lista de tarefas, oferece ainda dicas de locais para a cerimônia e arquivos específicos de orçamento. É possível visualizar um mapa de mesas com a posição de cada convidado durante a festa;

  • Casamentos.com.br: a ferramenta permite que a noiva busque inspirações para o grande dia em um banco de imagens. Bastante diversificada, oferece registros das atividades no organizador de tarefas. Outra possibilidade interessante é a troca de figurinhas entre as noivas cadastradas no serviço.

Defina um orçamento do casamento e seja fiel a ele

Caso não seja realizada uma preparação disciplinada, o casamento dos sonhos pode gerar dívidas em longo prazo. Para evitar gastos desnecessários, monte um orçamento e se atenha a ele.  

O mercado de festas apresenta diversas faixas  de preços. Por isso, é preciso ficar de olho ao escolher o que mais combina com seu bolso sem deixar seus sonhos de lado. 

Os serviços mais caros precisam ser definidos com antecedência. Quanto maior o tempo, mais fácil será negociar as opções de pagamento com a empresa. Coloque no orçamento exatamente quanto cada um pode gastar com a festa. Jamais compre algo com alto valor sem avisar seu futuro marido.

Isso pode gerar brigas desnecessárias e deixá-lo com a sensação de que está excluído dos preparativos. Se possível, abra uma poupança em conjunto logo após a realização do pedido. A medida ajuda o casal a iniciar a vida a dois com um bom planejamento financeiro e as contas em dia. 

Veja as opções de fornecedores antes de fechar os contratos

Prepare o orçamento com tudo que precisa ser contratado para o evento. Faça cotações de preços com pelo menos três fornecedores de cada segmento para ter uma ideia de valores. Assim, também é possível evitar reajustes de última hora. Veja alguns exemplos dos serviços que devem ser contratados com antecedência:

  • buffet;
  • aluguel do espaço;
  • decoração;
  • vestido de noiva;
  • equipe de vídeo e fotos;
  • som e iluminação. 

Na maioria dos casos, o buffet costuma ser a despesa mais alta do evento. Sempre que possível, pague os serviços menores à vista. Dessa forma, se torna mais fácil negociar descontos com as empresas especializadas. Tudo vai depender da escolha do tema do casamento. Festas em estilo formal costumam ser mais caras pelo caráter sofisticado e quantidade de detalhes. 

Tenha uma reserva para emergências na planilha do orçamento. Problemas com fornecedores podem surgir e os gastos costumam ser maiores em contratações de última hora. Caso tudo aconteça conforme o esperado, reserve o dinheiro poupado para a viagem de lua de mel ou utilize na decoração da casa nova.  

Engana-se quem pensa que um contato com uma empresa muito cara garante um serviço de qualidade. Peça indicações para não acabar com um grande problema em um dos dias mais importantes de sua vida. Lembre-se dos casamentos de amigas e converse sobre o processo de planejamento. É muito bom saber por pessoas conhecidas as experiências com o mercado de festas.

Fuja de empresas que apresentam prazos apertados. As chances de problemas antes do evento aumentam muito ao lidar com correria durante a organização. Observe se os profissionais recebem encomendas maiores do que a estrutura de funcionamento permite. Assim, fica mais fácil garantir a pontualidade do serviço contratado. 

Conheça a equipe em ação. Muitos casais acabam escolhendo o trabalho apenas por indicações e avaliações online. Além deste tipo de pesquisa, procure também agendar reuniões presenciais no escritório. Quando assinar contrato com um fornecedor, verifique a possibilidade de visitar um evento realizado por eles para conhecer a eficiência e dinâmica dos colaboradores.

Preste atenção na lista de convidados 

Ao produzir o orçamento, relacione tudo o que precisa ser contratado. Fique de olho na lista de convidados, que interfere diretamente no custo da cerimônia. Priorize amigos e familiares que possuem ligação emocional com a história do casal. Uma boa sugestão é anotar os nomes a partir do grau de parentesco. Comece pelos bisavós, depois avós, tios, primos, e assim por diante. 

Equilibre o valor estipulado com o número de convidados. Caso exista sobra nos valores ao final dos preparativos, os noivos podem incluir mais pessoas na lista. Mande avisos de save the date por e-mail com antecedência para evitar ausências e saber a média de presenças confirmadas.

Lembre-se de que a festa é um momento especial do casal. Não deixe que familiares próximos interfiram na escolha dos nomes. É extremamente desagradável receber convidados sem intimidade apenas por protocolo. 

Pesquise antes de escolher o mês da festa 

A data do casamento faz toda a diferença no orçamento. Os meses mais procurados são maio, setembro, outubro e novembro. Casar em finais de semana costuma ser ainda mais caro. Maio, por exemplo, tem o custo adicional das flores, já que os valores sobem pela proximidade do Dia das Mães e do Dia dos Namorados. 

Janeiro é considerado o melhor mês para conseguir descontos e não extrapolar no orçamento. Já fevereiro, apesar de ter boas opções de valores, sofre com o Carnaval e com a frequência de chuvas. Dezembro também enfrenta problemas com o foco dos convidados destinado ao Natal e as férias de final de ano. Os noivos podem ter muitas faltas na lista de convidados durante esta época. 

Outra questão importante é a lista de presentes. Pesquise bastante antes de escolher as lojas indicadas. Verifique a política de troca para evitar transtornos futuros. Acompanhe reclamações sobre a empresa nas redes sociais e leia comentários de quem já utilizou este tipo de serviço.

É recomendado que você acompanhe a entrega dos produtos pelo site das lojas. Certifique-se também de que não existe nenhum outro casal cadastrado com o mesmo nome no site. Isso pode causar confusões no recebimento dos produtos e gerar gastos inesperados. 

Monte um passo a passo da cerimônia 

Para não esquecer nenhum momento importante do casamento, organize detalhadamente todas as etapas. Faça um cronograma com o horário de início da cerimônia, acomodação dos convidados e todo o passo a passo até o final da festa.

Tenha cronometrado o momento em que o buffet pode começar a servir as refeições e avise antecipadamente a equipe. Normalmente, os profissionais de apoio do local contratado podem auxiliar neste planejamento. Assim, você evita atrasos e monta uma boa estratégia para o andamento dos serviços.

Pense também em questões logísticas. Avalie a localização da festa e as facilidades de trajeto para os convidados. É muito importante pedir a opinião de seu parceiro para decidir este ponto.

Muitas mulheres têm sonhos extravagantes para o caminho da cerimônia até o salão, como carros luxuosos ou antigos, carruagens e limusines. Já os noivos costumam ser mais discretos neste momento. Uma boa conversa pode ajudar a encontrar o meio termo que agrade a ambos.  

Não deixe para convidar madrinhas e padrinhos na última hora. Eles precisam de tempo para se preparar e pesquisar trajes adequados. Damas de honra e pajens também devem ser avisados com o máximo de antecedência possível.

O ideal é fazer o pedido aos pais em torno de oito meses antes da cerimônia. Dê preferência a crianças com mais de quatro anos de idade. Os mais novos podem se assustar e não realizar o procedimento corretamente. 

Preste mais atenção na estrela da festa 

A noiva é a grande protagonista do casamento. Apesar da correria durante os preparativos, você precisa tirar momentos para se cuidar e relaxar. Evite dietas sem acompanhamento de um profissional ou procedimentos estéticos de emergência. O resultado pode ser diferente do esperado e causar problemas.

O recomendado é planejar-se com seis meses de antecedência nesta área. Intensifique exercícios, cuide da alimentação e tenha boas horas de sono. Dormir bem e praticar atividades diariamente ajuda a diminuir o nível de stress e de ansiedade. Converse antecipadamente com seus profissionais preferidos de cabelo e maquiagem.

Antes de definir o visual ideal, é necessário realizar alguns testes. Nem sempre o penteado desejado combina com o tipo de vestido escolhido para a cerimônia. Procure um salão de sua confiança e peça sugestões de penteados e maquiagem.

Tudo precisa combinar com a personalidade da noiva. Lembre-se também de testar o sapato escolhido para a festa. Utilize a peça enquanto realiza algumas tarefas em casa e avalie se será confortável. Nada pode ser pior do que sentir dor durante este momento tão aguardado. 

Fique de olho nos acessórios 

Toda noiva precisa de peças sofisticadas para completar o visual do casamento. Comece a escolher os itens cerca de três meses antes da data. Grinalda, véu, coroa, tiara, brincos e colares são detalhes essenciais. Para acertar na escolha é preciso avaliar o estilo da cerimônia, a data, o local e o modelo do vestido.

Em eventos matutinos, por exemplo, monte uma combinação mais leve. Peças delicadas com cores suaves são as mais indicadas. O véu deve ser em formato curto com tiaras de madrepérola, por exemplo. Evite brilhos em excesso e maquiagem muito forte, especialmente se a cerimônia for ao ar livre.

Já em casamentos noturnos, aposte em acessórios que chamam a atenção. O momento permite itens glamorosos, como coroas de brilhantes, véus compridos, brincos, pedrarias e colares grandes. Escolha tudo com tons aproximados. Se os brincos forem prateados, por exemplo, veja outra peça semelhante para o pescoço.  

Dependendo do conceito da festa, você pode dar toques de romantismo, sofisticação, tradicionalismo e modernidade ao look. Durante a recepção, é recomendado que a noiva deixe o véu de lado e circule apenas com a grinalda como enfeite de cabeça.  Veja alguns exemplos de peças:

  • Arranjo com flores: combina com casamentos ao ar livre com estilo romântico. Pode ser usado com o cabelo semi preso ou em coques descontraídos. Utilize flores naturais ou artificiais;
  • Tiara: precisa combinar com o modelo do vestido. As mais tradicionais devem ser usadas em cerimônias formais com toques de elegância. Já o estilo mais descontraído pede uma peça menor que encaixe em diferentes tipos de penteados;
  • Coroa: em cerimônias durante o dia, escolha modelos de madrepérolas. As peças luxuosas combinam com eventos tradicionais em local fechado. As noivas de baixa estatura podem optar por itens em formato de triângulo para parecerem mais altas e afinar o rosto: 
  • Presilha: o modelo traz delicadeza ao visual. Normalmente feita de pedrarias, a peça combina com casamentos modernos. Para cabelos soltos ou semi presos, a presilha é o acessório ideal.  
  • Casquete: o pequeno chapéu fica com grampos na parte lateral da cabeça. A peça costuma vir acompanhada de um pequeno véu que cobre até o queixo da noiva. É indicado para as mulheres cheias de estilo que desejam um visual autêntico e, ao mesmo tempo, em consonância com as tendências. 

Hoje em dia existem diversas bijuterias finas no mercado que são tão bonitas quanto joias. Assim, a grinalda dos sonhos pode se encaixar em qualquer tipo de orçamento. Não abuse dos detalhes na produção. Vestidos muito carregados de pedrarias e brilhantes pedem acessórios mais simples. Para as mais ousadas, é possível dar um pouco de cor ao visual com sapatos, faixas ou colares coloridos.  

O buquê é uma parte muito importante do estilo escolhido pela noiva. Normalmente este item é uma das últimas coisas a ser definida, já que precisa combinar com todos os outros acessórios. É essencial ficar atenta à sua altura para definir a quantidade de flores. Para noivas baixas, ramos mais longos e rosas redondas são os mais indicados.

Já as mais altas podem optar por cabos mais longos e modelos de rosas maiores. Experimente seu buquê em diversas situações. Até mesmo sem o vestido de noiva. O ideal é saber se o item está em harmonia com seu tipo físico e as tonalidades de sua pele. Muitas mulheres cometem o erro de combinar as flores do buquê com as utilizadas na decoração. O look completo deve ser composto apenas pelo estilo do traje escolhido. 

Os modelos mais utilizados são o tradicional redondo e o cascata. Ambos precisam ser segurados rente ao corpo durante a cerimônia. Deixe a mão em cima do osso do quadril. Assim, você ganhará confiança para a caminhada até o altar. Existe também o formato braçada. Caso esta seja sua escolha, apoie o caule nas mãos e encoste as flores no antebraço.  

Não deixe as decisões do seu casamento dos sonhos para o final 

O último mês antes da cerimônia costuma ser o mais corrido. Neste momento, a ansiedade da noiva também está nas alturas. Por isso, é importante lidar com a parte burocrática dos contratos antecipadamente. Durante a etapa final, você precisa ter tempo para repassar a programação com o buffet, fotógrafo, equipe de som, banda e decoradores. 

Também é a hora ideal para se dedicar ao RSVP. A confirmação de presença dos convidados ajuda a fechar a estrutura da festa. Marque um ensaio do casamento com pais, padrinhos, damas de honra e pajens. Procure ter um sistema de controle de todos os presentes recebidos para enviar cartões de agradecimento. Caso a lua de mel seja logo depois da união, o tempo de produzir recados ficará escasso.  

Procure relaxar nos últimos dias, porém, mantenha-se acessível caso aconteça algum imprevisto. Aproveite para entregar os últimos convites para amigos que você não consegue encontrar com frequência. Evite convidar pessoas achando que elas não vão.

É possível que o espaço fique superlotado e desconfortável para os convidados. Caso as obrigações sejam muito pesadas e tomem todo o seu tempo, peça ajuda. Um dos erros mais cometidos pelas noivas é acreditar que podem carregar o mundo nas costas. Além de toda a organização, certamente ainda existem compromissos pessoais e profissionais  para cumprir.  

Agora que você já sabe como organizar o casamento dos seus sonhos, faça tudo com tranquilidade e aproveite cada momento. Lembre-se de que se trata de uma fase única em sua vida que não voltará mais. Se preocupe com os convidados do grande dia, porém, se divirta também. Afinal, é preciso muito trabalho e dedicação para tornar a festa inesquecível para todos, e você merece aproveitar cada segundo!

Este conteúdo foi útil para você? Para ficar por dentro de mais dicas e novidades que vão lhe ajudar a organizar o casamento dos sonhos, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!


Comentários